Como ganhar dinheiro trabalhando em casa

Uma grande parcela da população tem o sonho de poder ganhar dinheiro trabalhando em casa, podendo desfrutar do conforto do lar e da família, com um horário flexível e um tempo mais bem aproveitado.

Isso é possível e você terá muito mais entusiasmo depois de ler atenciosamente esse artigo.
As estratégias corretas aplicadas no início do empreendimento,
irão te ajudar a economizar tempo e dinheiro e te levarão ao sucesso mais rapidamente.



Ganhar dinheiro


A forma correta de tratarmos desse assunto seria como conquistar e não como ganhar dinheiro. 
Mas como estamos acostumados a usarmos esse termo, vamos em frente.

Você não precisará ficar por horas pesquisando na internet como trabalhar em casa, com dicas fracionadas em diversos sites. Terá tudo em um único artigo, escrito cuidadosamente pra você que quer realmente essa liberdade profissional e acima de tudo ser feliz no que faz.

Trabalhar em casa não significa que você irá acordar a hora que bem entender ou exercer suas atividades só quando estiver com vontade. Será necessário muita disposição, profissionalismo, estratégia, esforço e acima de tudo honestidade. O cliente em potencial não busca exclusivamente um produto ou serviço. Ele busca um bom produto ou serviço, somado a um preço justo adequado ao mercado e um atendimento que supra suas necessidades, lhe oferecendo garantia e lhe passando confiança.

É de extrema importância o planejamento, o uso da internet e das ferramentas corretas para mostrar ao mundo que você existe. Essa visibilidade, faz você ter um excelente ponto comercial, mesmo que seu negócio seja em uma rua totalmente deserta. Abordaremos essas ferramentas digitais mais adiante.

Para que você exerça seu trabalho em casa, você necessita ter alguma habilidade, seja na culinária, no artesanato, na escrita, na computação ou em qualquer área que lhe seja suficiente o seu espaço disponível. Tenha em mente que ainda há um certo preconceito com quem trabalha em casa, mas isso está mudando ao longo dos anos e uma vez que você conquista de forma profissional seu cliente, ele irá te recomendar e retornará sempre que necessário. Esse vínculo criado é essencial para seu negócio, pois um marketing muito eficiente é a opinião e a recomendação do seu cliente.


Como trabalhar em casa



Quando pensamos se podemos largar o emprego e trabalhar por conta própria, ficamos incrédulos ou duvidosos quanto ao nosso sucesso. 

Vamos então pensar de uma forma diferente.

Se eu tenho emprego, então trabalho para alguém. Então esse alguém tem uma empresa, logo, posso ter uma empresa também. É exatamente esse pensamento que vai fazê-lo ir em frente.



Planejamento é a base


Antes de largar seu emprego e resolver se arriscar como empreendedor, é preciso fazer um estudo sobre seu nicho, seu produto ou serviço, sua margem de lucro, seu espaço disponível, as leis vigentes para o que estiver oferecendo ou produzindo e alguns outros detalhes que serão abordados a seguir.

Muitas pessoas falham em seus empreendimentos por acreditar que o resultado é instantâneo. Infelizmente não é! 

O resultado é gradativo, exigindo tempo e muita dedicação para alcançar resultados sólidos e contínuos. 




Vamos supor que você trabalhe em um salão de beleza e deseja abrir seu próprio salão. Já adquiriu experiência suficiente, conhece os melhores produtos, valores de mão de obra, conhece os melhores fornecedores, etc...

Se você economizou dinheiro suficiente para criar a estrutura para o local, inserir os produtos necessários, comprar ferramentas e acessórios essenciais e ter uma margem de no mínimo três meses sem depender dos lucros, parabéns! Você está bem adiantado. Do contrário, espere!




Antes de começar, livre-se de todas as dívidas pendentes e faça uma reserva para conseguir passar os primeiros meses, que são os mais difíceis. No início, com poucos clientes entra pouco dinheiro, aos poucos o número de clientes vai aumentando e assim o lucro aumenta junto. Estas dicas são fundamentais e indispensáveis. Um erro estratégico no início pode fazê-lo fracassar e desistir do seu empreendimento que com certeza teria sucesso se tivesse sido bem planejado antes. Muitos empreendedores que não obtiveram sucesso e desistiram de seus projetos, dificilmente iniciam novamente, por acreditarem que não dará certo outra vez. Pense diferente, faça diferente e conseguirá alcançar o sucesso.


O início


É preciso que você tenha conhecimento aprofundado sobre o produto ou serviço que deseja oferecer. O cliente tem dúvidas e uma resposta errada pode colocar sua credibilidade em risco. Ou seja, tenha propriedade para falar sobre seu trabalho. Muitos clientes tem conhecimento elevado sobre o que buscam e comentam alguns pontos, questionam em outros e não é nada confortável seu cliente saber mais do que você sobre seu produto ou serviço. Então estude muito, pesquise a fundo tudo que for possível para que tenha um bom desempenho quando levantada alguma dúvida.

Isso não significa que você não deva ouvir o que seu cliente tem a dizer ou sugerir. Tudo é muito amplo e por mais que estudemos, sempre é possível ser surpreendido com alguma novidade ou detalhe que não sabíamos. Sempre observe com atenção uma crítica, um elogio ou alguma sugestão de melhoria.

Depois de estar determinado a começar seu empreendimento, é hora de dar o ponta pé inicial e sair do papel, colocando em prática o que temos em mente. 


O local


Não importa qual será seu ramo de negócio, o local precisa ser adaptável para sua atividade. Considere que seu cliente não estará visitando sua casa, mas sua empresa. Isso pode ocorrer em uma sala separada da casa, ou uma garagem, um pavilhão, uma tenda, não importa. Desde que o ambiente seja profissional e confortável tanto para você quanto para seu público. Jamais ignore as leis quanto a horários de barulho, descarte de resíduos, normas da vigilância sanitária etc...

Tenha tudo limpo e organizado, de forma harmoniosa e agradável aos olhos de seus visitantes. E de uma forma que você consiga trabalhar de forma otimizada poupando tempo e produzindo mais. A organização traz benefícios em qualquer atividade, pois tendo tudo em locais certos e adequados perdemos menos tempo procurando por ferramentas, documentos, matéria prima, etc...

Se você optar por trabalhar na sua garagem por exemplo, mantenha-a pintada, livre de qualquer odor como mofo por exemplo e bem arejada. Evite símbolos religiosos, há muitas pessoas que são inflexíveis quanto a diversidades religiosas e podem por incrível que pareça deixar de ser seu cliente.

Nunca deixe quantidades elevadas de produtos a mostra no mesmo local. Um número bem pequeno de cada produto ou modelo de produto que você vende é o suficiente. Isso por motivos de otimização e segurança. No pior cenário possível, como um roubo, você não perderia seu estoque, apenas uma parte do seu material.

Sempre avalie bem a oscilação de valor do que você vende, assim é possível ser mais assertivo na hora de aproveitar uma boa promoção ou optar ou não por comprar uma quantidade maior para manter seu estoque. Não importa o que venda ou quais materiais são usados, nunca, em hipótese alguma deixe faltar. Estipule a quantidade mínima que deverá ser alcançada antes de repor. Isso lhe trará segurança e continuidade na venda ou na produção.

Personalize seu local

Tenha uma placa, uma faixa ou um banner indicando que ali é seu local de trabalho. Coloque apenas as informações necessárias de acordo com seu negócio. Coloque o nome da empresa, número de telefone e se considerar necessário horários de atendimento. 


O Público


O elemento fundamental para o sucesso é a forma como você lida com seu público. É ele que definirá sua ascensão ou sua queda. 



Antes de pensarmos na palavra cliente, devemos pensar na palavra pessoa. Pessoas tem personalidades, pensamentos e idéias totalmente diferente umas das outras.

Essas diferenças são cruciais para desenvolvermos uma forma flexível, natural e profissional para lidar com todas elas. Há clientes que tem um senso de humor elevado, se sentindo a vontade com uma conversa mais informal e descontraída. Outros, por sua vez, são extremamente sérios e não dão margem para nada além do que está sendo tratado profissionalmente. Isso deve ser cautelosamente avaliado, pois um comentário mal interpretado pode custar o seu cliente. O que ambos tem em comum, é que querem ser tratados com gentileza e educação e querem fazer um bom negócio.

A melhor ferramenta de marketing e o que vai com certeza alavancar seu negócio é o seu cliente. 


É a velha e conhecida indicação. Uma pessoa faz um serviço com você, fica satisfeita e recomenda para outras pessoas e assim sucessivamente aumentando sua rede e conquistando cada vez mais clientes. Para que esse ciclo não seja quebrado, ou não aconteça de forma negativa é preciso ter alguns cuidados essenciais.

Em qualquer produto ou serviço pode ocorrer falhas, podem haver erros, pode ocasionar defeitos que farão seu cliente entrar em contato com você para resolvê-lo.

É mais fácil  fidelizar um cliente que teve um problema rapidamente resolvido do que um cliente que não teve problema. Parece estranho e improvável, mas é verdade. Imagine que você foi em um estabelecimento e comprou um computador usado, pagou um valor de acordo com a configuração e depois de duas semanas o computador parou de funcionar. Você entra em contato com o vendedor, explica o ocorrido e prontamente ele resolve seu problema.

Essa resposta rápida, esse retorno e resolução do problema passa confiança, satisfaz o cliente. Afinal, ele sabe que eletrônicos, mesmo que novos, são suscetíveis a falhas e defeitos. Muitas pessoas vendem computadores usados, mas esse cliente vai optar por indicar um que prometa e realmente dê garantia.

Isso não quer dizer que é vantagem seus produtos apresentarem defeito para serem solucionados. Leve em conta que hoje existe a informática, as redes sociais, o feedback dos clientes. Ou seja, é muito fácil saber a forma como você trabalha e a qualidade de seus produtos de forma rápida e fácil.
Quanto menor a taxa de problemas, melhor será sua credibilidade.

Nunca erre com seu público!


Seja seu próprio cliente. Coloque-se no lugar dele, ninguém quer investir dinheiro e perdê-lo. Se for um serviço oferecido, faça-o da melhor forma possível, com qualidade e clareza. Todos queremos algo bem feito, duradouro e com um bom custo-benefício. Se for um produto, apresente os detalhes claramente, seus prós e contras para cada caso. Não deixe margem para dúvidas ou contestações futuras. Dê garantia e segurança.

Se necessário, faça um documento de duas vias assinado por ambos com todos os detalhes acordados na negociação. Pode ser feito em casa e impresso para que seja assinado. Nesse documento, deixe especificado o que foi oferecido, o valor, a data, nomes completos, termos de garantia. Descreva com clareza tudo que julgar necessário para que não haja nenhuma divergência futura quanto ao que foi tratado. Isso dá garantia para ambos, diminuindo a possibilidade de prejuízo para os dois lados.

É comum nos dias de hoje iniciarmos negociação por aplicativos como whatsapp, procure salvar as conversas no próprio aplicativo ou no computador. É uma boa forma de conferir e tirar alguma dúvida sobre uma informação passada errada ou mesmo mal interpretada. 


Com o avanço as redes sociais, você consegue facilmente alcançar uma boa reputação no mercado, assim como também consegue destruí-la em pouco tempo.

Trate seu cliente com respeito e faça-o se sentir seguro. Mostre a ele que mesmo você trabalhando em casa, você tem as mesmas responsabilidades de uma empresa. Oferecendo qualidade e garantia em seu produto ou serviço.

Se trabalha com venda de algum produto, crie um termo de garantia, uma ordem de serviço e um cadastro de clientes. Existem programas gratuitos para cadastrar seus clientes. É interessante colocar foto, descrição completa do que foi oferecido e o tempo de garantia.


Organização é essencial


Não importa qual seja o seu negócio, a organização é essencial, necessária e indispensável.




A otimização e organização do seu local de trabalho, além de passar uma boa impressão para seu cliente, te faz economizar tempo para exercer suas atividade profissionais da forma mais eficiente e rápida possível.

Se você trabalha com artesanato por exemplo, você pode ter uma prateleira só para ferramentas, outra só para tintas, outra só para matéria prima, etc... 

Assim, você nunca perderá tempo procurando em locais improváveis. 

No computador por exemplo, tenha tudo organizado por pastas. Cadastro de clientes, fotos, produtos, propaganda, portfólio, etc...

É importante ter tudo anotado e salvo, para se houver alguma divergência de informação com o cliente, você ter como mostrar, através de algum documento o que foi previamente acordado.

Os horários


Assim como qualquer empresa, é preciso ter um horário de funcionamento. Estipule seu horário comercial e respeite-o, para que seu cliente saiba os momentos corretos de encontrá-lo caso precise.

Ao trabalhar em casa, ganha-se muito mais tempo por acordar já no local de trabalho e não perder aquele tempo de se deslocar na hora de retornar. Esse tempo é essencial para desfrutarmos de nossa casa e nossa família. Aproveite-o da melhor forma possível.

A concorrência


É fundamental termos a consciência de que há diversas empresas de mesmo nicho, que miram o mesmo público alvo e que oferecem os mesmos produtos e serviços por preços muitas vezes melhores do que o nosso. É a conhecida concorrência, que assusta muito empreendedor.

Quando adquirimos experiência ao longo dos anos, notamos que é importante cooperar ao invés de apenas competir. Isso mesmo! Seus concorrentes não são seus inimigos e podem sim ser seus aliados.





Muitos clientes não avaliam apenas o preço para adquirir um determinado produto ou serviço. 

O atendimento é essencial, o pós-venda, a atenção dada ao cliente, dúvidas respondidas rapidamente, horários diferenciados, soluções de eventuais problemas. Tudo se soma para conquistar o cliente.

A cooperação entre os concorrentes acontece de forma natural e espontânea, trazendo benefícios para ambos. 

Isso pode acontecer trabalhando juntos quando um pega uma quantidade maior de serviço do que a suportada ou quando um precisa de um produto que o outro tem, e fazem uma troca por outro produto, etc...

Criando vínculos com outras pessoas do mesmo ramo, adquirimos experiência, o que é fundamental para nosso desenvolvimento pessoal e profissional. 





Meios de Pagamento


Em 2018 foram mais de 1,5 trilhão em compras no cartão segundo a Abecs (Associação brasileira das Empresas de cartões de crédito e serviços).

Ou seja, boa parte da população opta por pagar no cartão de crédito ou débito. 

Há diversas opções de máquinas de cartão com preços e taxas diferenciadas para cada tipo de perfil.
Analise qual se enquadra melhor no seu negócio e no seu fluxo de vendas e não exite em obter uma.

É uma forma segura de vender sem correr riscos de calote.






Divulgação e ferramentas de Marketing


Fazer com que saibam da sua existência é sem dúvida um dos pontos mais importantes para seu negócio alavancar.

Hoje é possível fazer isso de forma eficiente com baixo ou mesmo nenhum custo.

WhatsApp Business

O whatsapp business é excelente para ser usado exclusivamente para finalidades comerciais. É gratuito e semelhante ao que estamos acostumados a usar no dia a dia. A diferença é que ele foi desenvolvido para pequenos empreendedores.

Com ele, é possível ter um perfil comercial, exibindo no próprio aplicativo o endereço, email e site da sua empresa. Você pode enviar respostas automáticas a seus clientes e ter uma melhor interação com seu público de forma mais profissional.

Como vender no Olx

O site Olx.com é uma ótima ferramenta de venda. Com um público muito extenso e usado no país inteiro. Basta fazer um cadastro gratuito e começar a vender. Pode também oferecer seus serviços e usá-lo para pesquisar produtos de interesse para sua empresa com melhor preço e próximo a você. 

Facebook

Provavelmente você tenha uma conta no facebook. Crie uma página de sua empresa para divulgação de seu trabalho. Publique o que você vende ou produz, com descrição, fotos, detalhes e tudo que descreva com precisão o que tem de melhor a oferecer.

Participe dos grupos de venda e do marketplace.
Muitas pessoas compram através dos grupos de venda. Cadastre-se em vários grupos, quando for publicar algo, basta selecionar vários grupos para que seus anúncios alcancem o maior número possível de clientes.
Mantenha-se ativo nas redes sociais divulgando sua empresa.

Cadastre-se no Google Meu Negócio gratuitamente


Essa é uma das melhores ferramentas para torná-lo visível ao público. Com o Google meu negócio, sua empresa aparece nas buscas do google quando alguém procura pelo serviço que você oferece. Você faz um cadastro gratuito, faz publicações de promoções, adiciona fotos, vídeos, descrição e muito mais.

Quando sua empresa aparece no google, é mostrado o nome da empresa com foto da fachada ou uma de sua preferência conforme configurado. Apresenta o endereço, número de telefone, horários de atendimento, comentário de cliente, opção de ligar para o número cadastrado e direções no mapa.

Além de tudo isso, ainda te disponibiliza um site totalmente grátis e fácil de editar, não precisa ter nenhuma experiência em desenvolvimento de websites, e é totalmente intuitivo.

As dificuldades e os medos


Para finalizar, é preciso além de passar motivação, passar também uma realidade que muitos não te contam.

Não é fácil! Tem dificuldades, momentos de instabilidade emocional, cansaço e incertezas.
Haverá momentos que você se perguntará se realmente vai dar certo. Haverá momentos que ocorrerão muitas vendas, em outros as vendas diminuirão drasticamente. Isso ocorre em qualquer empresa de qualquer segmento. Fique atento a essa oscilação, isso te ensinará os momentos certos de comprar, de investir, de economizar, fazer promoções, etc...

Mas acredite, vale e muito a pena! Estar em sua casa, próximo de sua família, tendo mais tempo para seus filhos. Tem coisas na vida que dinheiro nenhum paga. Faça o que você gosta e seja feliz.

Divulgue sempre, invista em propaganda assim que possível, faça tudo certo e da melhor forma possível. Conquiste não apenas clientes, torne-os amigos. Insista em seu sonho, trabalhe com determinação e coragem e alcançará o sucesso!

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