Ataque pelo Wanna Cry 2.0


Um ataque cibernético está acontecendo nesse momento, se espalhando rapidamente e causando sérios problemas a empresas, órgãos públicos e usuários domésticos. O ataque é feito através de um ransomware, desenvolvido para criptografar os arquivos e só descriptografar mediante pagamento de resgate.


Quando o sistema é infectado, a tela acima é apresentada, com nome Wanna Decryptor 2.0, ou Wanna Cry 2.0, e pode ser lida em 23 idiomas, apenas selecionando a opção desejada no menu de linguagem.


O programa diz o seguinte:



"O que aconteceu com o meu computador? 

Seus arquivos importantes são criptografados.
Muitos de seus documentos, fotos, vídeos, bancos de dados e outros arquivos não são mais acessíveis porque foram criptografados. talvez você esteja ocupado procurando uma maneira de recuperar seus arquivos, mas não perca seu tempo. Ninguém pode recuperar seus arquivos sem nosso serviço de descriptografia.

Posso recuperar meus arquivos?

Certo. Nós garantimos que você pode recuperar todos os seus arquivos de forma segura e fácil. mas você não tem tempo suficiente. Você pode descriptografar alguns de seus arquivos gratuitamente. Tente agora clicando em <Decrypt>.
Mas se você quiser decifrar todos os seus arquivos você precisa pagar. Você só tem 3 dias para enviar o pagamento. Depois disso o preço será dobrado.
Além disso, se você não pagar em 7 dias, você não será capaz de recuperar seus arquivos para sempre.
Teremos eventos gratuitos para os usuários que são tão pobres que não poderiam pagar em 6 mêses.

Como eu pago?

O pagamento é aceito apenas em Bitcoin. Para obter mais informações, clique em <About Bitcoin>.
Verifique o preço atual do bitcoin e compre alguns bitcoins. Para obter mais informações, clique em <How to Buy Bitcoin>.
E envie o valor correto para o endereço especificado nesta janela.
Após o pagamento, clique em <check payment>. Melhor hora para verificar: 9:00 - 11:00 GMT de segunda a sexta-feira.
Uma vez que o pagamento está marcado, você pode começar a descriptografar seus arquivos imediatamente.

Contato:

Se precisar de nossa ajuda, envie uma mensagem clicando em <Contact Us>.

Recomendamos vivamente que você não remova esse software e desative seu anti-vírus por um tempo, até que você pague e o pagamento seja processado.  Se o seu anti-vírus é atualizado e remove esse software automaticamente, ele não será capaz de recuperar seus arquivos mesmo se você pagar!"




Até as 23:00h do dia 13/05/2017, mais de 230.000 sistemas em 99 países já haviam sido afetados.
O principal alvo dos ataques, são grandes empresas que armazenam dados importantes, mas também afetam máquinas de usuários comuns, tornando seus arquivos totalmente inacessíveis.

Como proteger seus dados?

A forma mais eficiente de proteger seus dados, é sempre ter Backup de seus arquivos. O Wanna Cry, cria uma criptografia que impede que qualquer arquivo seja acessado, você vê o nome do seu documento e quando tenta abrir, aperece uma mensagem como "arquivo inválido".

Então, tenha sempre uma cópia de tudo que é importante. Ou melhor, mais de uma cópia.
Crie uma pasta em seu computador com o nome "BackUp", deixe em seu desktop, e tudo que for importante, coloque organizadamente dentro dessa pasta.

Pelo menos uma vez por semana, copie essa pasta para uma mídia externa, como pendrive ou hd.
Se possível, transfira essa pasta para outro computador, assim, se algo de errado ocorrer com um computador, você terá salvo seus arquivos em outro e nunca perderá nada.



Para se proteger dos ataques por malwares, programas maliciosos, tenha sempre seu computador atualizado. Isso inclui sistema, programas e antivírus.
Não clique em links desconhecidos, faça limpeza periódica no seu computador e mantenha tudo sempre organizado. Assim, quando algo de estranho ocorrer, será facilmente identificado.

Gostou da Postagem? Tem alguma dúvida ou deseja fazer alguma correção? Deixe seu comentário.
 

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário