32 ou 64 bits?

Por: Marcos Rubio


Muitas pessoas questionam sobre as diferenças entre processadores e sistemas de 32 e 64 bits.

Se você usa seu computador apenas para tarefas comuns como ler e enviar emails, navegar na internet e fazer trabalhos da escola, você não tem muito que se preocupar com esse questionamento.

Já se você usa a máquina para tarefas mais complexas, como jogos pesados, edição de imagens e vídeos por exemplo,  é mais indicado ser usado um sistema de 64 bits.



Antes de tomar qualquer decisão, é preciso saber se seu processador é de 32 ou 64 bits. Para isso, baixe o programa CPU-Z  e faça o teste.

 Após baixar o programa, execute-o e veja a descrição. Confira na imagem abaixo:



Na opção "Instructions", verifique se aparece o número 64. Se aparecer esse número, seu processador suporta 64 bits, caso apareça x86 ou x32 apenas, seu processador é 32 bits.

É importante saber que se seu processador for de 64 bits, ele pode rodar o sistema operacional de 64 e 32 bits. Mas se for de 32 bits, só poderá rodar o sistema de 32.

Deve também ser verificado a compatibilidade dos hardwares utilizados em seu pc. Pode ocorrer de você ter uma impressora, um teclado ou algum dispositivo que não tenha driver para 64 bits.
Faça uma pesquisa antes para evitar dores de cabeça.

Saiba que se seu sistema operacional for de 32 bits, ele tem um limite de 4 GB de memória Ram, enquanto um sistema de 64 bits pode rodar até 192GB.

Para saber se seu Windows é 32 ou 64 bits:

Clique em "Iniciar", depois clique com o botão direito do mouse em "Computador" e depois clique em "Propriedades":


Depois verifique em "Tipo de Sistema".


Conclusão: Verifique seu perfil e seus dispositivos e faça a escolha mais adequada para você.

Gostou da Postagem? Tem alguma dúvida ou deseja fazer alguma correção? Deixe seu comentário.


Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário