Como recuperar arquivos deletados


Por: Marcos Rubio 
Tutorial para Windows 7

Você senta em frente ao seu computador, e pensa: Hoje eu vou fazer uma faxina em meus arquivos!
Começa a desenterrar fotos, vídeos, trabalhos da escola e nota que muitos arquivos estão duplicados, aí você começa apagá-los, acreditando estar apagando apenas os repetidos, mas quando se dá por conta, apagou algum arquivo ou até mesmo alguma pasta inteira acidentalmente, e o pior, esvaziou a lixeira! E agora?! O que eu faço? Relaxe, é muito simples!


Quando você deleta um arquivo, ele não salta para fora do seu HD como se esvaziasse seu cesto de lixo pela janela, ele ainda está lá, guardado em um determinado espaço de seu disco.
O que ocorre, é que quando você deleta o arquivo, ele permanece no disco, como se estivesse escondido, mas o espaço que ele ocupa está disponível para ser regravado novos arquivos, ou seja, pode ser sobrescrito.

Imagine o seguinte: Você tem uma foto de 1mb em uma pasta chamada fotos. Você excluiu essa foto, deletou da pasta e esvaziou a lixeira, você não encontrará mais essa foto em seu computador.
Mas enquanto o espaço daquela foto não for sobrescrito, não for salvo arquivos no espaço onde se encontrava aquela foto, ela pode ser recuperada com softwares específicos para tal objetivo.

Um software excelente para essa recuperação, é o Recuva Portable, que você pode baixar clicando aqui.

Como restaurar arquivos deletados acidentalmente


Passo 1: Após baixar o programa, abra-o e clique em "Next>" como mostra a figura abaixo:

                                       Clique na imagem para ampliar


Passo 2: Selecione que tipo de arquivo deseja recuperar, o melhor é selecionar um tipo específico de arquivos, por exemplo, se você deseja recuperar fotos, selecione pictures, se deseja recuperar vídeos, selecione Video, e assim por diante, depois de selecionar clique em Next.

                                       Clique na imagem para ampliar


Passo 3: Na tela seguinte, você vai selecionar onde quer procurar os arquivos,como padrão, será mostrado o disco C:\ que é o padrão do windows, caso você queira procurar em outro local, como outro disco, cartão de memória ou pendrive, clique em "Browse" e selecione o local. Após selecionar o local desejado, clique em Next.

                                       Clique na imagem para ampliar


Passo 4: Se você quer fazer uma busca rápida, deixe desmarcada a opção número 1 e clique em Start. Se você deseja fazer uma busca profunda, que é bem mais eficiente, mas muito mais demorada (Pode demorar mais de horas dependendo do número de arquivos) , deixe marcada a caixa número 1 e depois clique em Start.

                                     Clique na imagem para ampliar


Passo 5: Será feito uma varredura em busca de arquivos, aguarde completar a varredura. Após será mostrada uma tela com os arquivos encontrados.

                                     Clique na imagem para ampliar



Passo 6: Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem que deseja recuperar, selecione "Recovery Highlighted", abrirá uma janela para que seja escolhido o local onde será salvo, o ideal é que seja salvo em um pendrive ou um HD externo. Após selecionar o local clique em ok.

                                         Clique na imagem para ampliar
                                             

                                               Clique na imagem para ampliar

Obs: Você pode selecionar diversos arquivos, marcando as caixinhas de seleção, após clique com o botão direito do mouse sobre uma das imagens, e selecione a opção "Recovery Checked", escolha o local e salve.

Nem tudo pode ser recuperado, mas caso você faça esse procedimento logo após a exclusão, a chance de recuperação aumenta significativamente.

Pronto! Você recuperou seus arquivos?

Gostou da Postagem? Tem alguma dúvida ou deseja fazer alguma correção? Deixe seu comentário.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário