Como particionar o HD

Por: Marcos Rubio 
Tutorial para Windows 7


Perder todos os arquivos após ser obrigado a formatar o computador é algo comum pelo qual já passamos ou por descuido, um dia ainda podemos passar. Aquelas pastas cheias de fotos dos passeios com a família, das festas com os amigos ou férias com a pessoa amada podem estar correndo risco se você não tiver um Backup de tudo que é importante.


O problema é que muitas vezes, ficamos sem um pendrive ou um HD externo a disposição, e também porque o correto é ter backup em mais de um lugar, isso se chama "prevenção".

Para poder salvar seus documentos de forma mais segura, rápida e prática, iremos criar uma partição no próprio HD, onde será colocado tudo que desejarmos salvar. Se um vírus ou um erro no sistema por exemplo, obrigar você a formatar seu computador, você poderá formatá-lo sem medo, pois tudo estará salvo nessa partição, que estará intacta após a formatação.

Para entender de forma mais clara, faremos como se tivéssemos um pendrive dentro de nosso computador, separado do local onde o windows está instalado. Então, mãos à obra, vamos ao passo a passo.

Passo 1: Clique em iniciar no canto inferior esquerdo, na caixa de pesquisa digite "diskmgmt.msc" sem aspas. Depois clique em diskmgmt. Veja na figura abaixo:





Passo 2: Abrirá uma nova tela, será mostrado os Discos existentes, o disco C é onde está o sistema, clique com o botão direito do mouse sobre o disco que deseja particionar e selecione "Diminuir volume", aguarde a conclusão da avaliação do espaço.




Passo 3: Na tela que surgirá,você vai selecionar o tamanho que você deseja ter no Novo disco,
por exemplo, se seu disco tiver 320GB, e você deseja deixar 20GB disponível no novo disco, você deve digitar 20000 na caixa de seleção(opção 1), pois é digitado em MegaBytes(MB). Após escolher o tamanho desejado, clique em "Diminuir".





Passo 4: Será mostrado a partição , com o tamanho aproximado que você definiu, clique com o botão direito do mouse sobre "Não alocado" e clique em "Novo volume simples".





Passo 5: Na sequência clique em "Avançar", na segunda tela não mude nada e clique em "Avançar"


Passo 6: Agora, deixe marcada a opção "Atribuir a seguinte letra a unidade", escolha a letra que deseja atribuir a unidade, e clique em avançar.



Passo 7: Na tela seguinte, deixe marcada a opção "Formatar esse volume com as seguintes configurações:" , Sistema de arquivos deixe "NTFS", tamanho da unidade de alocação deixe "Padrão", em Rótulo de volume coloque o nome que você desejar, deixe marcado "Executar uma formatação rápida" e clique em "Avançar". Deixe como na imagem abaixo:


Passo 8: Após clicar em "Avançar", clique em "Concluir". Você pode fechar as janelas. Para conferir seu disco, clique em "Iniciar", depois clique em "Computador". Aparecerá o Disco que você acabou de criar. Confira abaixo:


Pronto! Disco criado. A partir de agora, use esse disco como um pendrive, salve tudo que desejar nele. Suas fotos, seus vídeos, seus trabalhos da escola, podem/devem ser salvos no novo disco. Assim, se precisar ou desejar formatar seu computador, nada será perdido, pois será formatado apenas o disco onde se encontra o sistema.

*Nunca use apenas um local de backup, isso que fizemos ajuda caso você precise formatar o HD, mas caso ocorra a queima do mesmo, não haverá como recuperar esses arquivos. Por isso, salve no disco criado, quando possível, copie o conteúdo para um pendrive ou para outro computador. Essa é a maior garantia de nunca perder nada importante.

Imagine se os arquivos das Torres Gêmeas, nos Estados Unidos, tivessem seus backups no próprio HD, ou em computadores próximos...  Tudo seria perdido, seria um caos. É claro que eles tem backups de tudo em diversos data centers e servidores, essa é uma precaução que deve ser devidamente tomada para a certeza de manter tudo em segurança.

Gostou da Postagem? Tem alguma dúvida ou deseja fazer alguma correção? Deixe seu comentário.




Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário