Como funciona a internet?

Por: Marcos Rubio 

Será que quando enviamos um email ou uma foto para o facebook ou Instagram, aparece um carteiro invisível que pega nossa correspondência e entrega ao destinatário a uma velocidade impressionante que nem conseguimos vê-lo? Claro que não! Mas então, como funciona a internet?


Imagine que você esteja em uma bela viagem de férias, no Canadá por exemplo, e você precisa de algum arquivo que você sabe que está disponibilizado aqui no TechRubio, você liga seu notebook, conecta em uma rede WiFi disponível no hotel, digita na barra de endereço www.techrubio.com.br e tem acesso ao site, então você seleciona o arquivo para download e em alguns segundos esse arquivo está aí no Canadá, junto com você.



 
Você sabia que esses dados fazem literalmente uma longa viagem para chegarem ao seu destino?
Sim, eles percorrem terras e mares para ser entregue a seu destinatário.

Quando você faz uma requisição em seu computador, esse usa a mesma rede telefônica, que passa pela central da sua rua, essa central liga-se a central de sua operadora de telefonia e internet, que é responsável por buscar o quê você solicitou na rede.

Para conectar o mundo nessa rede, são usados cabos transoceânicos chamados de BackBones(espinha dorsal), que é responsável por interligar os continentes, como se fosse uma autoestrada que liga os países de forma mais organizada.



A rede em geral, apesar de sua tecnologia e velocidade, é um estrutura muito complexa, e funciona como um serviço de correio convencional. Você (computador) faz um pedido via correio(internet) de um produto em uma loja(servidor), esse pedido é confirmado na loja(servidor), em instantes é entregue via correio(internet) até você(computador).

Tanto se fala em mundo virtual que temos a falsa impressão de que nada é palpável, nada parece ser físico além de nossos computadores, notebooks e smartphones.

Mas na verdade, tudo é muito físico. Para que o virtual seja possível, o real é muito bem estruturado e sólido. Veja na imagem abaixo o que é um Data Center, onde são guardados, arquivos de sites, de empresas, dados de forma geral aos quais você está acostumado a visualizar na internet:



Wikipédia: "Um Centro de Processamento de Dados (CPD), é o local onde são concentrados os equipamentos de processamento e armazenamento de dados de uma empresa ou organização. Também conhecidos pelo nome em inglês, Data Center.

Normalmente projetados para serem extremamente seguros, abrigam milhares de servidores e bancos de armazenamento de dados, processando grande quantidade de informação."

Podemos então concluir que a internet é como uma transportadora, tem seus clientes, que fazem seus pedidos em suas diversas lojas, buscam os produtos, trafegam nas estradas transportando seus pacotes, dependem da infraestrutura das estradas para refletir diretamente na velocidade alcançada para entrega, enfim, internet é ainda muito mais real do que apenas virtual.

Gostou da Postagem? Tem alguma dúvida ou deseja fazer alguma correção? Deixe seu comentário.  








Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário